Contradição em 2 Cronicas 22:2?

Crédito: Commons

Contradição:

Tinha trinta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e morreu sem deixar de si saudades [...] E os moradores de Jerusalém, para o lugar de Jorão, fizeram rei a Ocozias, seu filho mais moço, porque a tropa, que viera com os árabes ao arraial, tinha matado a todos os mais velhos. Assim reinou Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá” (II Crônicas 21:20-22:1).

Até aí, nenhum problema...


“Ocozias era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri” (II Crônicas 22: 2).

Confesso alguma dificuldade em entender a matemática bíblica:


Se Jorão começou a reinar com 32 e reinou 8 anos, segundo a matemática que eu aprendi, ele morreu com 40.

Como pode o filho caçula dele ter 42 ao assumir no lugar do pai, que morreu com 40?

Seria Ocozias mais velho que seu pai?

Resolvendo:

É óbvio que o filho não poderia ter 42 anos de idade enquanto o pai tem 40.


Foi erro do copista?

Erro de copista não foi, porque não foi escrito 42 e nem 22, mas "quarenta e dois" e" vinte e dois". E os judeus não precisam mais provar seu cuidado no trato da sua história e tradição. Para escrever o texto relativo à Revelação de Deus os competentes massoretas checavam e comparavam minuciosamente cada item.

Os autores bíblicos várias vezes fazem abordagens diferentes, e essa é mais uma delas, com isso, muitos céticos sem entender o básico de Bíblia, aproveitam para pressupor distorções.

Em 2 Reis temos a idade física de Acazias, que é 22 anos:

Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel. 2 Reis 8:26 

Em  2 Cronicas temos a contagem do Reino do qual ele pertencia, da Dinastia, como último membro da casa de Acabe, que era 42 anos quando ele começou a reinar.

A Ruína da casa de Acabe:

Foi, pois, da vontade de Deus, que Acazias, para sua ruína, visitou Jorão; porque chegando ele, saiu com Jorão contra Jeú, filho de Ninsi, a quem o SENHOR tinha ungido para desarraigar a casa de Acabe.

E sucedeu que, executando Jeú juízo contra a casa de Acabe, achou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, que serviam a Acazias, e os matou.

Depois buscou a Acazias (porque se tinha escondido em Samaria), e o alcançaram, e o trouxeram a Jeú, e o mataram, e o sepultaram; porque disseram: Filho é de Jeosafá, que buscou ao SENHOR com todo o seu coração. E já não tinha a casa de Acazias ninguém que tivesse força para o reino. 
2 Crônicas 22:7-9


Os críticos é que se contradizem?


Sim, o curioso é que esse tipo de acusação banal faz com que o próprio acusador caia em contradição:

Veja bem, qualquer pessoa com pouco conhecimento sabe que o filho jamais pode ser mais velho que o pai, então onde ficam as teorias da conspiração, interpolações, adulterações Etc.. Tão aclamadas pelos céticos?  Nenhum judeu antigo corrigiu um erro absurdo desses?

Ou seja, utilizando a própria lógica do ceticismo, a permanência da informação no texto, é porque não há erro algum.