Passagem da adúltera é acréscimo?

Crédito imagem:  Cyrus Nowrasteh


Perícopa da Adúltera
Texto de João:

"E cada um foi para sua casa Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. 

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. 

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.


E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. 

Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: 

Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."

 João 7:53. 8:1-11


 Grande parte dos acadêmicos céticos, e até alguns cristãos, afirmam que a passagem não faz parte do documento original, e foi incluída posteriormente, ato conhecido por interpolação, o motivo principal é que esse trecho não aparece nos códices mais antigos, mas isso é suficiente para decretar adulteração?

Resposta:

Os códices tinham fontes diferentes, portanto os copistas que escreveram códices com essa passagem, provavelmente tinham o trecho nas fontes utilizadas!


A falta da passagem implica em alguma coisa?


Não, pois ela é mais uma que fala da condição humana e a Graça de Deus. Se não há motivo para o acréscimo, a idéia de uma adulteração se torna mais fraca.


Paulo corrobora a passagem:

Na passagem da adúltera, Jesus em plena autoridade, e sendo Ele mesmo cumprimento do Antigo Testamento, implanta o ministério da reconciliação em detrimento das ordenanças judaicas, de uma maneira maravilhosa, provocando uma introspecção naqueles judeus, e mostrando que nenhum ali merecia viver.


Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
Efésios 2:15


E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 

2 Coríntios 5:18-19


Moisés, o Ministério da Morte, Jesus, o Ministério da Reconciliação:


Gálatas 3:23-25 “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.”


Livro de Hebreus também corrobora a passagem da adúltera:


Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. 
Hebreus 7:12

“Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19). 

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Outros questionamentos:


-Em primeiro lugar, tal passagem apresenta Jesus como estando ‘sentado’, até mesmo ‘se abaixando’, diante dos “anciãos” de Israel que se chegaram a ele com a mulher adúltera. (João 8:2, 6, 8, 9) Tal postura de Jesus se chocaria frontalmente com a Lei de Deus dada à nação de Israel. Um dos mandamentos dessa lei prescrevia: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus.


Resposta:

Na verdade, a passagem de Levítico determina um comportamento para os judeus em sinal de respeito aos idosos, ou seja, eles deveriam se levantar na presença dos mais velhos. Por exemplo, quando um idoso entra no lugar, os mais jovens deveriam se levantar em sinal de respeito, e não que deveriam ficar o tempo todo em pé, essa interpretação não tem lógica, imagine uma casa onde moravam idosos e jovens, será que os jovens deveriam ficar o tempo todo em pé dentro da casa? Óbvio que não.


- Falta o homem que adulterou com a mulher. 

Resposta:

A falta do homem já indica que as instruções de Moisés não estavam sendo seguidas a risca. Aliás, em vários momentos, muito antes de Jesus, já vemos as leis mosaicas sendo desobedecidas até por reis de Israel, foi uma armadilha mal feita daquele grupo de fariseus a Jesus.


- Os fariseus não poderiam apedrejar ninguém na época. - Não existia pedras soltas dentro do templo e nem átrio para apedrejamento. - Dentro do templo não havia areia.

Resposta:

Em João não diz que isso ocorreu dentro do Templo, não há nada escrito dizendo que a mulher foi colocada dentro do Templo ou que Jesus resolveu isso especificamente lá dentro, sem ter saído quando chegaram com a mulher, apenas é informado que Jesus ensinava dentro do Templo momentos antes (inclusive foi em outro parágrafo).


- Esse julgamento no século que foi, só poderia acontecer dentro do templo. 

Resposta:

Em Atos vemos que existia apedrejamentos na rua também, no episódio abaixo, vemos Paulo sendo apedrejado e quase morto por alguns judeus:

Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14:19




Conclusão: Não há base para decretar tal especulação de interpolação como verdade, pelo contrário, várias passagens fortalecem o episódio como fato.

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