Jesus veio trazer paz ao mundo?

Crédito imagem:  Vayitscarolyn



Recentemente, um escritor defendeu que Cristo não foi um líder pacifista e que tinha um programa político e revolucionário não só a nível religioso, mas que também envolvia a expulsão dos romanos da Palestina e a recriação da antiga monarquia israelita.

Com base nestas passagens:

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Mateus 10:34

Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Lucas 12:51

Crédito questão: Camilo



Jesus veio trazer a paz?

Jesus de fato não teve um discurso pacifista para esse mundo, pois não existe nem vai existir paz nesse mundo! Conforme o próprio Jesus diz(1 João 5.19 ) , esse mundo jaz no maligno. 

Porém, ao contrário do que o escritor afirma, Jesus nunca teve ambições políticas nem incentivou seus discípulos a lutarem contra Roma, nada disso é visto no Novo Testamento, que são os documentos válidos para análise cristã, é esse volume de documentos que possui uma rede com 27 documentos corroborando entre si.

Quando Jesus, no versículo acima, diz que não veio trazer paz, mas sim a espada , Ele fala dos efeitos colaterais que surgiriam na sociedade como consequência do surgimento de pessoas que iriam aceitar a sua pregação: divisão, dissensões etc. que atingiriam inclusive relacionamentos familiares.

Sobre o conceito de paz no sentido de não violência física, se todos seguissem a Cristo, obviamente, não haveria violência, esta ocorre por sermos criaturas livres (livre arbítrio) com grande parte rejeitando a mensagem. 

A atitude humana de rejeição a Deus foi profetizada, e só tende a piorar, e Jesus sabia disso.


Pergunta:


Não existe paz com Cristo no mundo? Mas como ele chegou dizendo "paz seja convosco"?



"E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco." Lucas 24:36


Nesse versículo, a Paz mencionada é no reino espiritual de Deus, e não no mundo, ou seja, o mundo pode pegar fogo, mas o cristão tem suporte espiritual  para aceitar que as aflições serão passageiras e o alvo é a vida eterna com Jesus reinando.


Conclusão:


Jesus não veio trazer paz a esse mundo, mas sim a espada! Diferenciando-se da paz no reino espiritual a seus seguidores: 


"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Gálatas 5:22 

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.Romanos 14.17